Com taxa de inscrição mais cara, o Ministério da Educação (MEC) anunciou as novas regras para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. As inscrições começam no dia 25 de maio.
De acordo com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, a expectativa é que o custo do exame por aluno fique 20% mais barato com as novas medidas. Em média, o governo gasta cerca de 52 reais por candidato.
Para se ter uma ideia, só o fato do cartão de confirmação ser enviado exclusivamente por e-mail vai render uma economia de 18 milhões de reais aos cofres públicos, segundo cálculos do ministério.
Veja, abaixo, as principais informações sobre a nova edição do Enem.
Qual vai ser o período de inscrições?
As inscrições começam no próximo dia 25 de maio e vão até o dia 5 de junho. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até o dia 10 de junho.
Quanto vai custar?
A taxa de inscrição vai custar 63 reais. É a primeira vez que o valor sofre um aumento em dez anos. Até 2014, o custo era de R$ 35.
Quem não precisa pagar a taxa?
Os alunos matriculados na rede pública de ensino e que vão concluir o Ensino Médio este ano não precisam pagar a taxa de inscrição. A mesma medida vale para os candidatos que comprovarem renda familiar de até 1,5 salário mínimo – ou o equivalente a 1.182 reais.
Quando serão as provas?
As provas acontecem nos dias 24 e 25 de outubro de 2015. Os portões serão fechados às 13h (horário de Brasília), mas as provas só devem começar 30 minutos depois disso.
Para candidatos sabatistas, a prova do sábado começa às 19h (horário local) nos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima. Nos demais estados, será às 19h segundo o horário de Brasília.
Quanto tempo cada prova vai durar?
No primeiro dia, serão as provas de ciências humanas e de ciências da natureza, com 4 horas e meia de duração. No segundo dia, linguagens, matemática e redação, com 5 horas e meia de duração.
Como vai ser o envio do cartão de confirmação?
Este ano, o cartão de confirmação será enviado por e-mail para os candidatos. Nos anos anteriores, o envio foi pelo correio.
O que acontece se eu faltar nas provas?
O estudante que faltar nos dois dias de provas do ENEM terá que pagar uma nova taxa de inscrição caso queira fazer o exame no ano seguinte. A regra vale até para quem é isento de pagamento da taxa de inscrição.