sábado, 10 de outubro de 2026

TSE confirma 90% das urnas prontas para a votação e monitora seca e chuvas para o pleito de domingo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, anunciou durante a sessão plenária desta terça-feira (29) que 90% das urnas eletrônicas que serão utilizadas no primeiro turno das eleições já estão preparadas e distribuídas nos locais de votação. Durante seu pronunciamento, o magistrado destacou o empenho da Justiça Eleitoral para superar adversidades logísticas e climáticas na logística de entrega dos equipamentos por todo o país.

Para gerenciar o impacto de eventos meteorológicos extremos nas seções eleitorais, a Corte criou uma sala de situação climática dedicada a prestar suporte contínuo aos Tribunais Regionais Eleitorais. As atenções do órgão estão voltadas para os efeitos da seca na Região Norte, onde a diminuição do nível dos rios compromete rotas habituais de transporte e exige o auxílio das Forças Armadas para a entrega dos aparelhos, bem como para o Rio Grande do Sul, onde tempestades recentes podem forçar a transferência de algumas seções.

O primeiro turno das eleições ocorre neste domingo (4), quando mais de 158 milhões de brasileiros vão às urnas para escolher deputados federais, estaduais ou distritais, senadores, governadores e o presidente da República. Nos casos de disputa para o Executivo estadual e federal em que nenhum candidato alcance mais de metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, o segundo turno será disputado no dia 25 de outubro.

Notícias relacionadas