Três homens foram presos na praça de pedágio de Catiguá (SP), nesta última quinta-feira (30/07/2022), após furtar pó catalisador de escapamentos de veículos. Eles ofereceram serviço de limpeza de escapamento e cometeram o crime.
De acordo com o boletim de ocorrência, os rapazes de 26,27 e 35 anos foram abordados quando seguiam em um Logan com placas de São Paulo. Durante a abordagem, eles demonstraram nervosismo e o veículo então foi revistado.
Dentro do carro os policiais encontraram cinco sacolas contendo pó catalisador. Questionados, eles disseram que teriam adquirido o produto de uma funilaria em Ibirá. Ao ser interrogado pelos policiais por telefone, o proprietário do local disse que tais indivíduos foram até seu estabelecimento, porém, em momento algum realizou qualquer tipo de negociação com eles.
Em seguida os criminosos acabaram confessando que haviam retirado o pó de dois veículos na cidade de Catanduva (SP), sendo um Celta e um Ônix. Na cidade, os policiais conseguiram localizar os proprietários que contaram que estavam trabalhando, quando foram abordados pelos criminosos, oferecendo serviço de limpeza de escapamento, que na verdade acabaram furtando o material.
Os três suspeitos foram presos em flagrante e levados para a cadeia de Catanduva, permanecendo à disposição da justiça.
O catalisador vem montado dentro de uma cápsula feita de aço inoxidável e é composto por uma colmeia cerâmica na qual está uma camada de metais nobres, como paládio, platina ou ródio, que é um subproduto dos primeiros. São eles que fazem uma reação química acontecer antes de liberar os gases na atmosfera.
O quilo do produto é comercializado pelos criminosos em torno de R$ 800,00. Uma vez retirado de dentro da peça, o proprietário precisa comprar outro catalisador para o veículo, que custa, dependendo do modelo do carro, em torno de R$ 1.500,00.