domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Três votuporanguenses na São Silvestre

O aposentado Jorge Gomes da Silva, o popular Macaé, 52 anos, e o policiais militares Antônio Mendes Gonçalves Neto, 38, e Osmani Furnielli Borba, 42, viajam neste sábado, dia 29,…

O aposentado Jorge Gomes da Silva, o popular Macaé, 52 anos, e o policiais militares Antônio Mendes Gonçalves Neto, 38, e Osmani Furnielli Borba, 42, viajam neste sábado, dia 29, pra São Paulo, onde disputarão a 83ª edição da Corrida de São Silvestre, prova mais tradicional do atletismo brasileiro.

A corrida, realizada sempre no dia 31 de dezembro, marcando o encerramento de cada ano, reunirá esse ano mais de 20 mil participantes. “O número de inscritos bateu o recorde em 2007, mas isso não me assusta, pois me preparei para o longo trajeto e quero encarar a ‘Brigadeiro Luis Antônio’ como se fosse a largada”, afirma Macaé, que venceu a 17ª Corrida de São Benedito, realizada no último final de semana, na cidade de Nova Granada. “Foram 6,3 quilômetros de muita adrenalina e obtive a primeira colocação da categoria 51 a 59 anos, com o tempo de 22min50”, emenda.

Bastante animados com a competição estão os PMs cabo Mendes e soldado Osmani, que se prepararam durante o ano todo para a corrida de São Silvestre. “Nos últimos meses, intensificamos os treinamentos, treinando cinco vezes por semana: três dias a gente corria 12 quilômetros e nos dois restantes fazíamos de 15 a 16 km”, contou Mendes, que participa pela primeira vez de uma competição de nível internacional.

Já Osmani é veterano em provas de longas distâncias. “Essa é a sétima São Silvestre que Osmani disputa a corrida, sem contar que ele tem bastante experiência nessa área, pois até já correu a maratona de Nova Iorque”, disse Mendes.

Dificuldades
As principais dificuldades apontadas pelos competidores da Corrida de São Silvestre são a largada e o calor. “Como participaremos da categoria ‘geral masculina’, sairemos com atraso, ou seja, quando a gente largar, o pelotão de elite já terá corrido cerca de 1.500 metros”, explica Mendes. Para o esportista, o calor também será agravante, mas ele torce para que os deuses da chuva entrem em ação. “A gente pede chuva pra amenizar um pouco, mas a prova terá início às 16h45 e o sol não estará tão alto”.

A meta de Mendes é completar o percurso de 15km em 90min. “Nos treinos, costumo fazer um quilômetro em seis minutos, enquanto Osmani quer terminar a prova em uma hora, exatamente 60 minutos. Mas o nosso principal objetivo é representar Votuporanga nessa prova que reúne competidores de alto nível, de vários países”, diz, orgulhoso.

De acordo com os organizadores da corrida, o número de vagas da competição subiu de 15 mil para 20 mil participantes, e isso faz com que a São Silvestre deste ano seja a maior de todos os tempos. Os atletas votuporanguenses agradecem o apoio de todos que possibilitaram e viabilizaram a participação deles na corrida. “Nós estamos a cerca de 600km de distância de onde será a prova, então, temos gastos com estadia (moradia e alimentação), despesas de viagem e material esportivo. Muito obrigado às empresas que nos apoiaram, aos patrocínios que obtivemos no comércio e na indústria e as passagens viabilizadas pela Prefeitura”, finalizam.

Notícias relacionadas