Três dos 13 vereadores eleitos na última eleição municipal ocorrida em outubro deste ano, devem disputar o comando do Legislativo de Fernandópolis para o biênio 2025/2026. Na disputa e corrida pelos votos dos demais vereadores, está o vereador mais votado e que preside a sessão de posse, Carlos Cabral (Republicanos).
Cabral aparece como supostamente indicado pelo partido e nunca foi eleito a cargo eletivo público na cidade. Apesar de ser novo no cargo de vereador, Cabral é educador e ex-diretor da Escola Líbero de Almeida Silvares – EELAS, já foi secretário municipal de Educação da gestão do prefeito André Pessuto e presidente do PSDB local.
Na disputa pela presidência também está o vereador eleito para 8º mandato, Étore José Baroni (União) que conta com muita experiência no cargo público, sendo já presidente entre os anos de 2019/2020 e foi um dos presidentes que mais economizou recursos da Câmara Municipal, mostrando seriedade e transparência com o dinheiro público.
Nos últimos dias, Ricardo Pedroso, mais conhecido por Sargente Pedroso, declarou interesse em disputar a presidência do Legislçativo, Pedroso foi eleito pelo PL, partido do novo prefeito João Paulo Cantarella.
A eleição da mesa diretora da Câmara Municipal acontece nesta quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025, após a solenidade de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores na sede do Poder Legislativo.
A sessão de posse terá início às 10h da manhã e pode ser acompanhado no local ou pelas redes sociais da Câmara Municipal da página do Fecebook e Youtube.