

Três das quatro escolas de Fernandópolis (SP) que demonstraram interesse em adotar o modelo cívico-militar tiveram a adesão aprovada na primeira rodada de consulta pública junto às comunidades escolares. A Secretaria Estadual de Educação divulgou a lista das 70 escolas que obtiveram aprovação, incluindo as escolas Líbero de Almeida Silvares (EELAS), Armelindo Ferrari e José Belúcio.


A escola Carlos Barozzi não atingiu o quórum mínimo necessário e terá mais duas rodadas de votação nas próximas semanas. Na área da Diretoria Regional de Ensino de Fernandópolis, a Escola Tonico Barão, de General Salgado (SP), também aprovou a adesão. Na região, outras seis escolas da Diretoria de Ensino de Catanduva e uma de Votuporanga (SP) constam da lista que será publicada no Diário Oficial do Estado.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-SP), cinco unidades reprovaram a adesão na primeira consulta. As escolas que se abstiveram ou não atingiram o quórum mínimo terão mais duas oportunidades de votação nas próximas semanas.
O resultado final da consulta está previsto para ser divulgado ainda neste mês, e as escolas selecionadas para implementar o modelo cívico-militar iniciarão as atividades no novo formato em 28 de julho de 2025. A expectativa da Seduc-SP é implantar o programa em até 100 escolas no segundo semestre.
Caso mais de 100 escolas sejam aprovadas na consulta pública, a Secretaria adotará critérios de desempate para a seleção, como a distância de até dois quilômetros de outra unidade que não aderiu ao programa, o número de votos válidos a favor da implantação e a oferta de mais de um nível de ensino (Ensino Fundamental e Médio).
