Três cidades do interior de São Paulo já registram epidemia de dengue em 2010. Em Araçatuba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, o número de casos desde o início do ano já é preocupante.
O esforço existe, mas a dengue continua avançando assustadoramente em Araçatuba, que registra mais de 330 casos confirmados desde o início do ano. A prefeitura colocará novamente para circular, a partir da próxima semana, 3 veículos que lançam a mistura em gás do veneno contra o Aedes aegypti – uma mistura do veneno com óleo vegetal – para conter o avanço nos números da doença.
Em São José do Rio Preto, a situação é ainda pior: já são 452 casos de dengue confirmados em 2010. A prefeitura está contratando servidores que serão qualificados. Dentro de duas semanas um batalhão estará trabalhando no combate à dengue.As chuvas e tempestades que assolaram a cidade, alagando as principais avenidas parece ser um fator de risco para a proliferação do agente transmissor.
Ribeirão Preto, também sofre com a proliferação do mosquito. Na cidade, já são 137 casos confirmados e 481 suspeitos. A Secretaria de Estado da Saúde ainda não tem os números da dengue este ano. Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica, 8148 pessoas tiveram a doença no estado em 2009.