sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Três capivaras são encontradas mortas na Represa de Rio Preto

A Prefeitura de Rio Preto encontrou três capivaras mortas em na Represa Municipal entre o último domingo (1) e segunda-feira (2). Os animais foram encaminhados para o Zoológico Municipal. Dos…

A Prefeitura de Rio Preto encontrou três capivaras mortas em na Represa Municipal entre o último domingo (1) e segunda-feira (2). Os animais foram encaminhados para o Zoológico Municipal.

Dos três animais encontrados, duas estavam em estágio avançado de decomposição impossibilitando assim a realização de necropsia detalhada, portanto ambos foram inconclusivos para a causa do óbito.

O terceiro cadáver, um filhote de aproximadamente 15 a 20 dias de idade, pesando 2,4kg, apresentava bom estado corporal, lesões abdominais semelhantes à mordidas de animais adultos da mesma espécie. A provável causa do óbito foi choque hemorrágico.

Infanticídio
As mordidas constatadas no filhote podem ter sido causadas pela própria mãe do animal. Segundo nota do Meio Ambiente, isso pode aconteceu quando a fêmea não cria vínculo com o filhote nos primeiro meses de vida. Confira:

“O infanticídio é uma prática facilmente observada entre animais que convivem em grupos como insetos, anfíbios, peixes, primatas, felídeos e roedores. Esse comportamento é desencadeado por diversos motivos como a mudança de liderança ou dominância de grupos sociais, o não reconhecimento de filhotes do mesmo grupo, competição por recursos como território, abrigo ou alimento.
Existem relatos de infanticídio em fêmeas de capivaras quando não reconhecem ou não criam vínculo durante os dois primeiros meses de vida com seus próprios filhotes ou com filhotes de fêmeas do próprio grupo.”

Notícias relacionadas