A estrada vicinal Camilo Sato, que liga os municípios de Valentim Gentil e Votuporanga, teve 4,5 quilômetros de sua extensão recuperada, no trecho que faz parte da zona rural de Valentim. Referida vicinal tem um total de 8,6 quilômetros, sendo que 4 km na área de Votuporanga, atualmente, recebem adequações e pavimentação.
A estrada Camilo Sato passa pelo Distrito Industrial de Valentim e termina na Rodovia Péricles Belini (SP-461), nas proximidades do silo graneleiro da Coacavo.
A pavimentação do perímetro de Valentim Gentil está incluída no Programa de Pavimentação de Estradas Vicinais – Pró Vicinais, do Governo do Estado.
A conclusão total da obra, que tem um custo de R$ 1.725.267,00, (trecho de Valentim), deverá acontecer em janeiro. Os trabalhos no local, realizados pela empresa Coplan, estão sendo financiados com recursos do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), órgão vinculado à Secretaria de Estado dos Transportes, conforme convênio de repasse celebrado com a Prefeitura de Valentim.
De acordo com o assessor de Infraestrutura, Francisco Belém, alguns trechos do asfalto em Valentim Gentil tiveram que ser removidos para que a base e a sub-base fossem refeitas para suportar uma sobrecarga maior.
“Foi aplicado no lugar do ‘asfalto velho’, uma camada de massa asfáltica de 10 cm de espessura, proporcionando maior durabilidade e qualidade”, destaca. Após o recapeamento, a sinalização de trânsito no asfalto foi pintada.
Além de facilitar o acesso, a revitalização da vicinal em questão proporcionará melhores condições para todas as pessoas que utilizam a área frequentemente.
De acordo com o prefeito de Valentim Gentil, Adilson Segura, o trabalho de recuperação das estradas vicinais é uma forma de impulsionar o atendimento à saúde, escolas, comércio e serviços.