Em todo o Estado de São Paulo serão 72 mil umas eletrônicas nas eleições deste ano. Este mecanismo de votação será usado em 645 municípios. Apenas em caso de falha o presidente da mesa pode optar pela cédula de papel, mas todas as sedes de comarcas terão umas reservas para substituições.
Em Fernandópolis serão utilizadas 104 umas, instaladas em 16 locais de votação. O Cartório da 150ª Zona Eleitoral convocou e está treinando 686 voluntários, que atuarão na recepção de votos e de justificativas de ausência de eleitores.
As urnas já foram testadas e estão aguardando instrução do TER (Tribunal Regional Eleitoral) para a inserção de dados – nomes, números, partidos e fotografias – de todos os candidatos a presidente, ao Senado, à Câmara dos Deputados e à Assembléia Legislativa.
Entre uma eleição e outra, a uma eletrônica fica guardada em depósitos dos Tribunais Regionais Eleitorais. A Justiça Eleitoral garante que elas são invioláveis.
A uma eletrônica já foi emprestada para países como o Paraguai, Argentina, Equador, Costa Rica, entre outros. Este ano um lote de umas foi doado para o Paraguai.