terça, 7 de janeiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Trava contra caloteiro paralisa carro de devedores

Locadoras e serviços de assinatura de automóveis brasileiros começaram a usar uma espécie de “trava” contra caloteiros. Esse sistema impede que a ignição de um veículo funcione caso os compradores…

Locadoras e serviços de assinatura de automóveis brasileiros começaram a usar uma espécie de “trava” contra caloteiros.

Esse sistema impede que a ignição de um veículo funcione caso os compradores atrasem os pagamentos para a concessionária.

Já as locadoras liberam o uso do veículo durante o período contratado e impedem sua utilização depois desse prazo — caso o serviço não seja renovado.

Nos Estados Unidos, o dispositivo é conhecido como “caixa-preta”. Ele se conecta à central de gerenciamento eletrônico do carro para realizar o travamento. Com essa trava, é possível localizar o automóvel para eventual busca e apreensão.

Paulo Henrique Andrade, CEO da Ituran Mob, empresa responsável por usar a tecnologia no Brasil, disse que hoje há mais de 1,5 mil carros com a “trava” no país. Em entrevista ao portal de notícias UOL, o executivo disse que 3 mil veículos devem usar o dispositivo até o fim deste ano.

Sistema de aluguel por trás da trava contra caloteiro
O sistema não apenas impede que um veículo alugado em regime de assinatura continue a funcionar. Ele também contribui para a gestão de frotas, que viabiliza, por meio de um aplicativo de celular, a experiência de alugar ou assinar a cessão de um veículo.

Via Bluetooth criptografado, o aplicativo se conecta ao dispositivo pela indução eletromagnética. Depois desse processo, o usuário pode reservar o carro, destravar as portas, liberar a condução do veículo (sem a necessidade de chave), encerrar a viagem, travar as portas e fazer o pagamento do aluguel ou da assinatura.

A tecnologia permite contratar o aluguel por mês, semana, dia e até por hora. O sistema é customizado de acordo com a locadora ou com a empresa de aluguel por assinatura. Portanto, as funcionalidades podem variar.

Notícias relacionadas