Com o objetivo de tornar o trânsito mais seguro, o deputado Carlão Pignatari comemorou, nesta quarta-feira (24), o anúncio de implantação de lombadas e lombofaixas em 49 municípios do interior paulista. As obras, orçadas em R$ 10 milhões, foram intermediadas por ele ainda em 2022 e serão tocadas pelo Detran.SP, por meio do programa Respeito à Vida. A expectativa é de que elas sejam concluídas em seis meses.
“O próprio nome do programa já diz, é Respeito à Vida. As lombadas e lombofaixas vão garantir um trânsito mais seguro para todos das cidades”, disse Carlão Pignatari. “São ações importantes para reduzir a velocidade dos veículos, garantir a passagem tranquila dos pedestres, entre outros benefícios. É uma demanda dos municípios que conquistamos junto ao governo do Estado”, completou o deputado.
As lombofaixas, como o próprio nome diz, são lombadas mais largas que funcionam como faixa de pedestre. Elas são instaladas em ruas e avenidas com tráfego intenso de veículos para facilitar a passagem das pessoas com a redução da velocidade dos veículos. Já as lombadas simples servem exclusivamente para reduzir a velocidade dos veículos. É um recurso já utilizado por diversos municípios no Brasil.
“No trânsito, todo mundo precisa colaborar. Então, os motoristas precisam parar ou passar mais devagar nas lombadas e lombofaixas, e os pedestres precisam atravessar na faixa. Agindo assim, a gente reduz o número de acidentes, de atropelamentos, de feridos e até de mortes no trânsito. É uma medida importante e fundamental para os municípios do nosso interior paulista”, disse o deputado Carlão Pignatari.
O Detran.SP também tem recursos do programa para a implantação de lombadas eletrônicas e semáforos nas cidades. No entanto, a licitação para esses equipamentos está em andamento. Quando todo o processo for finalizado, as prefeituras serão informadas e as empresas contratadas farão o serviço. Ainda não há prazo para conclusão da licitação.
“Quero agradecer a todos que participam dessa iniciativa, incluindo o nosso atual governador Tarcísio de Freitas; a direção e os servidores do Detran.SP; os prefeitos e prefeitas, os vereadores e vereadoras; e principalmente a população do nosso interior paulista. Vamos seguir trabalhando por mais conquistas”, disse Carlão Pignatari.
Abaixo, a relação dos municípios que receberão as obras:
Auriflama
Bilac
Cedral
Guarani d Oeste
Guzolândia
Macedônia
Meridiano
Mesópolis
Mira Estrela
Monções
Nova Aliança
Nova Canaã Paulista
Onda Verde
Lourdes
Parisi
Paulo de Faria
Planalto
Poloni
Pontalinda
Riolândia
Nova Castilho
Rubineia
Santa Albertina
Nova Luzitânia
Santópolis do Aguapeí
Turiúba
Adolfo
Altair
Aparecida D Oeste
Aramina
Aspásia
Estrela D Oeste
Guaraci
Guariba
Icém
Indiaporã
Jaci
Macaubal
Magda
Marinópolis
Mirassolândia
Paranapuã
Santa Clara D Oeste
Santa Rita D Oeste
São Francisco
Sebastianópolis do Sul
Três Fronteiras
Uchoa
Vitória Brasil