quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Transição para energias renováveis vai demorar

As energias limpas (renováveis) atraíram mais investimento do que as fósseis em 2008, segundo a ONU no relatório “Tendências Globais sobre Investimento em Energias Sustentáveis 2009”, divulgado dia 3 de…

As energias limpas (renováveis) atraíram mais investimento do que as fósseis em 2008, segundo a ONU no relatório “Tendências Globais sobre Investimento em Energias Sustentáveis 2009”, divulgado dia 3 de julho.

Apesar dos investimentos em projetos para geração de energias renováveis ter sido menor o ano passado do que em anos anteriores, a ONU explica que o fato do crescimento já é um dado positivo, atendendo ao contexto de grave recessão econômica mundial.

No entanto, há ainda muito o que fazer, uma vez que a geração de energia limpa é ainda muito cara quando comparada com a produção de energias fósseis e hidroeletricas. Apesar da forte subida das cotações do crude (associação responsável pela cotação no mercado de energia), e segundo Peter A. Sorrentino, gestor de carteira da Huntington Asset Advisors “o carvão, seguido do petróleo e gás natural, irá gerar mais BTU (unidades térmicas britânicas) por unidade de produção do que qualquer outra forma de energia”

Nos EUA, as coisas funcionam assim: por cada dólar investido na extracção de carvão, o valor da energia produzida é de 20 dólares. A solar é menos de um-para-um e precisa de incentivos, a eólica está ligeiramente melhor e os biocombustíveis estão em torno de 1 para 1,5. O responsáveis pelo plano de negociação de carbono visam aumentar o custo dos combustíveis fósseis para direcionar mais a economia para as energias alternativas.

Notícias relacionadas