O coordenador do curso de Química da Unicastelo Campus Fernandópolis, Kiko Mininel, teve um artigo aceito para publicação na respeitada revista americana “Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine”, publicação que é “Qualis A” no índice da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que é alto parâmetro de impacto.
Segundo Mininel, o artigo avalia as propriedades de substâncias isoladas da planta Terminalia catappa L. (sete copas) como potentes antioxidantes naturais, antiulcerogênicos e antitumorais, e é fruto do seu trabalho de doutoramento em Química de Produtos Naturais no Instituto de Química da UNESP Campus de Araraquara, com orientação da Profª. Drª. Lourdes Campaner.
Ele explica que os princípios ativos da planta foram isolados por técnicas modernas, como cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) e analisadas por experimentos de RMN 1H e 13C (Ressonância Magnética Nuclear de hidrogênio de carbono 13), bem como espectrometria de massas e dicroísmo circular.
Foram feitos testes da mutagenicidade do composto majoritário isolado (punicalagina) e derivados no laboratório de mutagenicidade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP de Araraquara, em parceria com a Profª. Dra. Eliana Aparecida Varanda.
“Os testes revelaram potente ação antitumoral a baixas concentrações a partir do Teste de Ames”, destaca o docente.
O coordenador explica que o objetivo é desenvolver uma linha de pesquisa em Fitoquímica dentro dos programas de mestrado e doutorado da Unicastelo em Fernandópolis, uma vez que já estão em andamento uma série de trabalhos de iniciação científica na área, envolvendo os alunos dos cursos de Química e Engenharia Química.