O trabalho permanente desenvolvido pelo Setor de Controle de Endemias e Zoonozes (Secez) da Prefeitura de Votuporanga em conjunto com as equipes da Sucen do Estado apresentou bons resultados, reduzindo o número de notificações da doença. Na avaliação que mede o índice de Breteau no município, os números também caíram.
Segundo dados do Secez, em maio deste ano foram registradas 331 notificações de dengue, sendo que 62 foram casos positivos, 17 negativos e 252 aguardando resultado. Já no mês de junho foram registradas 78 notificações, sendo 3 casos positivos e 74 aguardando resultados. Quanto ao índice de Breteau em maio de 2006 foi apontado 2,87% dos imóveis com larvas do mosquito, em janeiro de 2007 esse índice subiu para 9,76 e no mês de maio deste ano reduziu para 1,29%.
O índice de Breteau aponta a porcentagem de imóveis com criadouros com larvas do mosquito por área (de 10 mil a 12 mil m²). Através dele é possível monitorar os locais que apresentam riscos para população e planejar ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Um dos trabalhos que muito contribuirá para reduzir ainda mais esse índice é a operação “Esquadrão Anti-Dengue” da Sucen do Estado de São Paulo, que foi realizada no município no período de 11 a 15 de junho. Foram feitos trabalhos de pulverização nos bairros com maior incidência da doença e nebulização para extermínio do mosquito Aedes Aegypt, coleta de recipientes e controle focal. “Sempre importante dizer que essa ação só foi possível graças ao empenho e o bom relacionamento do prefeito que conseguiu trazer a equipe para Votuporanga”, destacou o responsável pela Sucen no município, Nestor Cyriaco da Silva Júnior.
Ele complementa dizendo ainda que pelo índice apresentado, Votuporanga não se enquadrava para receber a visita do esquadrão. Já que os municípios prioritários eram aqueles com o número superior a 1 mil pessoas com dengue, “mas o prefeito quis redobrar a atenção e conseguimos essas ações”.
De acordo com o balanço apresentado pela Sucen, a operação foi um sucesso. A meta era de visitar 7 mil imóveis, no entanto, 8.261 foram visitados, superando a meta em 1.261 imóveis. Na seqüência, as equipes de controle e combate continuaram com as ações de bloqueio, contribuindo para a redução nas notificações de dengue.
Na próxima semana, a Sucen iniciará um monitoramento, como armadilhas, para recolher ovos do mosquito. O objetivo é avaliar a eficácia das operações de controle. “Fazemos a investigação anterior às aplicações e posteriormente fazemos o recolhimento para avaliar o resultado, complementando as atividades que foram feitas”, diz o responsável pela Sucen.