O maior ídolo da história da Roma, Francesco Totti, virou um verbete de “La Treccani”, a mais famosa enciclopédia em língua italiana.
A publicação incluiu entre seus “neologismos da semana” a palavra “tottilatria”, que representa a adoração quase religiosa pelo ex-camisa 10 do clube giallorosso.
“Existe apenas um capitão. Assim cantam os seguidores de Francesco Totti, enquanto avançam em passeata. Muitos encontram segurança apetando nas mãos o símbolo sagrado no qual se reconhecem: a colher. O sufixo -latria deriva do grego latréia (servidão, culto) e é frequentemente usado como segundo elemento de palavras compostas para indicar adoração religiosa”, justificou a enciclopédia.
O texto faz referência ao histórico pênalti de cavadinha – que em italiano é chamada de “cucchiaio” (colher) – cobrado por Totti contra Van der Sar na Eurocopa de 2000, que garantiu a Itália na final, quando perderia para a França na prorrogação.
O ex-craque defendeu a Roma por mais de 24 anos e liderou o time na conquista de seu último “Scudetto”, em 2001. Em todo esse período, disputou mais de 780 partidas e marcou 307 gols, além de ter sido campeão mundial com a Azzurra em 2006. (ANSA)