Torcedores do time sérvio Estrela Vermelha de Belgrado estacionaram um tanque de guerra desativado diante de seu estádio antes da eliminatória da Liga dos Campeões contra o time suíço Young Boys na noite desta terça-feira — gesto que um dos torcedores descreveu como “inteiramente normal”.
O tanque de fabricação soviética T-55 é um de mais de mil que serviram durante décadas ao hoje extinto Exército Popular Iugoslavo, inclusive durante as guerras iugoslavas dos anos 1990.
O tanque, totalmente desativado, lacrado com solda e recém-pintado com cores de camuflagem e adornado com o emblema vermelho e branco do time, foi posicionado diante da entrada norte do Estádio Rajko Mitic na segunda-feira.
Normalmente o lado norte é reservado para os torcedores do Estrela Vermelha, que já se envolveram várias vezes em incidentes violentos e expressam opiniões nacionalistas contundentes. “A máquina do Estrela Vermelha está sendo preparada”, afirmou o site de torcedores RSB antes da partida de volta do playoff, cujo placar agregado atual é de 2 a 2. Não foi possível obter comentários de um porta-voz do clube.
Os torcedores do Estrela Vermelha refutaram a ideia de que estacionar um tanque na frente do estádio é uma provocação, e dezenas deles posaram para fotos diante dele.
“Isso não é uma provocação… é inteiramente normal… a guerra terminou 25 anos atrás”, declarou Nenad, torcedor da cidade de Zrenjanin, no norte.