A medida restritiva contra menores de 18 anos implantada em Fernandópolis pelo juiz Evandro Pelarin, utilizado como um “toque de recolher” na cidade a partir das 23h, teria diminuído consideravelmente os números ligados à violência no município.
A medida foi revogada em 2012 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas ainda gera polêmica na cidade e divide opiniões dos moradores. Agora, virou notícia nacional a partir de uma reportagem levada ao ar pelo SBT, neste domingo (19).
Os métodos não são unânimes na cidade, mas de acordo com as informações divulgadas pelo juiz, quando a cidade adotou a “tolerância zero”, a partir de 2007, contra os adolescente, as ocorrências ligadas a furtos, lesão corporal e evasão escolar desaceleraram e começaram a cair.
No caso dos estelionatos, por exemplo, o índice envolvendo o crime de autoria por adolescentes teria caído para 0.
Evandro Pelarin efetua visitas às escolas juntamente com a Polícia Militar (PM) para coibir o aumento da criminalidade e multar os pais dos jovens infratores.
Apesar da medida ter sido revogada pelo STJ, as operações para flagrar os adolescentes com drogas e bebidas alcoólicas ainda continuam nas ruas da cidade.
Confira a reportagem veiculada no SBT, através do link disponível no site JCNET.com.br:
http://www.jcnet.com.br/Regional/2013/05/medida-restritiva-contra-menores-diminuiu-violencia-em-fernandopolis.html#prettyPhoto