Depois de percorrer 32 cidades gregas desde o dia 21 deste mês, a tocha olímpica chegou hoje (26) à capital, Atenas. Às 18h de amanhã (27), em cerimônia no Estádio Panathinaiko, a chama será entregue a representantes do Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos deste ano.
No Estádio Panathinaikoda, foram abertos em 1896, os primeiros Jogos da Era Moderna. Após a entrega oficial, haverá um rápido revezamento dentro do estádio, seguido de apresentações culturais. Em seguida, o fogo olímpico será levado à Embaixada Brasileira em Atenas.
O ministro do Esporte, Ricardo Leyser, participará da cerimônia, ao lado dos presidentes do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e da Autoridade Pública Olímpica, Marcelo Pedroso. Também estarão presentes o presidente da Grécia, Prokopios Pavlopoulos, e o presidente do Comitê Olímpico Helênico, Spyros Capralos.
Depois de acesa em Olímpia, a chama passou por cidades como Alexandroupolis, Larissa e Marathonas até chegar à capital grega. Só no país berço dos Jogos, o fogo foi conduzido por 450 pessoas e percorreu 2.234 quilômetros. Depois de pernoitar na embaixada, o fogo passará pela Suíça, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional, e será transportado até o Brasil – em um recipiente hermeticamente fechado usado para os deslocamentos de avião.
A chama começa a cruzar o país no dia 3 de maio, partindo de Brasília. Só na capital federal, o fogo olímpico vai percorrer 105 quilômetros e passará pelas mãos de 143 condutores. Em seguida, a tocha vai para a cidade de Corumbá de Goiás. No Brasil, a chama olímpica passará por mais de 300 cidades antes de chegar no Rio de Janeiro, em 4 de agosto.