O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) decidiu reduzir a pena do ex-policial militar Vinícius Coradim Alcântara, condenado por homicídio culposo - sem intenção de matar - contra o estudante Diogo Belentani, filho do ex-comandante do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior-10), coronel Armando Belentani Filho. A decisão de desembargadores do TJ-SP ocorreu na noite desta terça-feira (6).
Coradim foi julgado em novembro do ano passado e absolvido da acusação de homicídio doloso, quando há a intenção de matar. Porém, foi condenado a nove anos e seis meses de detenção por homicídio culposo, fraude processual e disparo de arma de fogo.
Tanto a Promotoria, quando a defesa do ex-PM recorreram da decisão e. após análise, o TJ-SP decidiu reduzir a sentença do réu para pouco mais de sete anos de detenção. Atualmente, Vinícius Coradim cumpre pena em liberdade.
O crime aconteceu em julho de 2017, em uma chácara de Araçatuba, durante um churrasco. Diogo levou um tiro no peito e não resistiu ao ferimento.
Inicialmente, Coradim chegou a dizer que Belentani tinha se suicidado, mas a polícia descobriu que houve alteração na cena do crime. O ex-PM confessou que colocou a arma na mão da vítima para não ser acusado e alegou desespero diante da situação.
Durante o julgamento, a defesa conseguiu provar que a morte do estudante foi uma fatalidade e que Coradim não teve a intenção de cometer o crime, já que ambos eram amigos de infância. (Com informações do Regional Press)