A penúltima rodada do Campeonato Brasileiro promete mexer com os nervos em todos os cantos da tabela. Tem torcida pronta para gritar “é campeão!”, arquibancada querendo respirar aliviada pelo fim do risco da degola e ainda poder comemorar uma vaga na Libertadores.
A disputa mais acirrada está na zona do rebaixamento, que pode definir os quatro integrantes da Série B em 2019 até a segunda-feira. O Paraná já caiu e pode ganhar a companhia do Vitória, América-MG e Sport, que são os mais ameçados.
Caso essas três equipes percam os seus confrontos na 37ª rodada e a Chapecoense, primeiro time fora do Z-4 vença o Corinthians no Itaquerão, o destino desses clubes estará traçado. Os paulistas precisam de mais um pontinho para evitar qualquer chance de voltar à Segundona.
Segundo o site InfoBola, do matemático Tristão Garcia, o Vitória tem 97% de chances de descenso e precisa desesperadamente de um triunfo contra o Grêmio no domingo no Barradão. Já o América-MG, com 87% de chances de rebaixamento, enfrenta o Bahia, que já se garantiu na Série A na próxima temporada e está de olho em uma vaga na Sul-Americana. O duelo também acontece no domingo. O destino da zona de rebaixamento poderá ser selado na segunda-feira, quando o Sport (73%) visita o São Paulo no Morumbi. O Tricolor trava uma briga direta com o Grêmio por uma vaga no G-4.
A partida entre Vasco e Palmeiras em São Januário no domingo, 25, vale para as duas pontas da tabela. Enquanto o clube carioca ainda se preocupa com as 4% de chances de rebaixamento, o Verdão está atrás da vitória que confirmará a sua 10ª conquista do Campeonato Brasileiro. O time comandado por Luiz Felipe Scolari poderá se sagrar campeão até mesmo com uma derrota para os vascaínos. Porém, para isso, será necessário que o Flamengo não vença o Cruzeiro no Mineirão, em Belo Horizonte.
O G-6, grupo de times classificados para a Libertadores, também pode ser definido neste final de semana. No sábado, o Atlético-MG, atual sexto colocado, visita o Santos, que não tem mais chances de classificação para a competição continental.
Caso a equipe mineira vença, ela vai precisar torcer para o Atlético-PR tropeçar contra o Ceará, que tem 3% de chances de queda, na Arena da Baixada para não poder ser mais alcançado na última rodada pelo rival paranaense.