O Corinthians ainda não conseguiu uma atuação convincente jogando fora de casa pela Copa Libertadores. Mesmo assim, conseguiu arrancar um empate em 1 a 1 contra o Santa Fe, na Colômbia e segue na liderança do grupo 8.
Depois de um primeiro tempo ruim, quando não criou e ficou atrás no placar, a equipe do técnico Tite conseguiu reagir no segundo tempo, chegou ao empate e até chegou a vislumbrar uma virada, mas a igualdade não desagradou.
A situação do grupo 8
Com o empate o Corinthians segue na liderança do grupo 8 e com a classificação bem encaminhada para as oitavas de final. O Santa Fe é o segundo, com oito pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Cerro Porteño-PAR, terceiro colocado com sete pontos, que vai enfrentar o Cobresal-CHI, na próxima semana.
Na última rodada, o Corinthians irá enfrentar o Cobresal, em Itaquera, e precisará apenas de um empate para avançar, já que Cerro e Santa Fe farão confronto direto em Assunção.
Apagão
A partida no El Campín teve que ser interrompida logo aos 10 minutos. Uma das torres de iluminação se apagou, assim como alguns outros refletores posicionados ao redor da cobertura.
Foram mais de 14 minutos de paralização, mas o fato não é novidade em 2016 para o Corinthians. Na estreia do time na Libertadores, contra o Cobresal, no Chile, já ouve falta de iluminação, mas no segundo tempo. Pelo Campeonato Paulista, a partida contra o São Bernardo também teve que ser paralizada por falta de luz.
Sem criatividade e desvantagem
Quando a luz voltou o Corinthians encontrou a mesma dificuldade de criação que havia experimentado no clássico contra o Palmeiras. Com os setores do time muito distantes uns dos outros, o time alvinegro não conseguia ameçar o goleiro Zapata.
O time da casa também não conseguia pressionar, mas dava trabalho para Cássio. Aos 27 minutos, o primeiro susto. Seijas cobrou falta, Cássio defendeu bem o cabeceio de Mina, que ficou com o rebote e marcou, mas sua posição era irregular já no início do lance e tudo acabou sendo invalidado pela arbitragem.
Sete minutos depois, no entanto, a rede balançou para valer. O Santa Fe fez grande jogada e Gordillo arriscou de fora da área. A bola bateu na trave direita de Cássio. No rebote, Otero completou para o gol.
Acordou!
Para o segundo tempo o técnico Tite optou por não fazer alterações e, depois de um começo lento, a equipe acordou. A primeira chance veio com Lucca, aos 11, arriscando de longe e acertando o travessão de Zapata.
Dois minutos depois, veio o gol. O Corinthians pressionou a saida de bola do Santa Fe. Depois de roubar a bola, uma boa troca de passes terminou com a enfiada de Guilherme para Elias que, dentro da área, bateu na saída do goleiro para deixar tudo igual.
Aos 17 quase veio a virada. Lucca fez grande jogada pela esquerda do ataque, fintou Otalvaro e cruzou para trás, para a chegada de André. O atacante foi travado por Tesillo e a bola saiu pela linha de fundo.
Nos minutos finais do jogo, o Corinthians se mostrava satisfeito com o ponto conquistado fora de casa, enquanto os colombianos foram para a pressão atrás do gol da vitória. Apesar de ter sofrido pelo menos dois sustos, o placar não mudou e o time paulista comemorou o ponto conquistado fora de casa.