O ator Thiago Lacerda, em colaboração com o mestre cervejeiro Leonardo Botto, lançou a Riad, uma cerveja feita com lúpulo colhido em seu sítio em Petrópolis. O lançamento ocorreu na quinta-feira (27), na Gávea, e a cerveja estará disponível nas unidades do Brewteco. Thiago revelou que a ideia surgiu durante a pandemia, quando começou a lavoura de lúpulo: “A gente sabia que quando começasse o cultivo seria natural pensar em uma cerveja. Eu adorei o resultado.”
A lavoura de lúpulo em Petrópolis não nasceu apenas do apreço de Thiago por cervejas, mas também para se enquadrar na cultura local. “Foi algo que nasceu circunstancialmente com a necessidade de se enquadrar na cultura local de Petrópolis. O lúpulo ainda está em fase inicial no Brasil. É uma planta mágica que encontra muitas opções no mercado e bons negócios”, explicou o ator.
Leonardo Botto, que participou de sua primeira colheita de lúpulo, destacou a logística envolvida no processo: “Começamos a colheita às 6h e terminamos por volta das 10h. Descemos a Serra e fomos para Jurujuba, em Niterói, fazer a produção na cervejaria Malteca.”
A Riad é uma Session IPA com um toque cítrico condimentado e sabor de goiaba, segundo Botto. A cerveja pode ser experimentada nas unidades do Brewteco, no Leblon e na Gávea.