O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta terça-feira (4) que os testes da vacina Coronavac começam nesta sexta-feira (7), em Rio Preto. A equipe responsável pelos testes é da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp).
“Neste momento estamos fazendo a testagem com 9 mil voluntários. Amanhã, quarta-feira, em Brasília. Na quinta-feira, em Campinas, na Unicamp. Na sexta-feira, em Curitiba e também em São José do Rio Preto, interior do Estado de São Paulo. No sábado, em Porto Alegre”, disse o governador.
Em caso positivo, a produção da vacina começa até outubro, disse o tucano. “Até o final de setembro, início de outubro, 9 mil pessoas, médicos e paramédicos, terão feito a testagem e terão feito a avaliação durante o período de 90 dias. Estou esperançoso de que a vacina vai superar a terceira fase de testes. Se assim for, em outubro o Instituto Butantã poderá produzir a vacina”, afirmou.
A vacina é originária do laboratório Sinovac, da China. Caso o resultado seja positivo, o Governo de São Paulo fornecerá a Coronavac ao Ministério da Saúde. “O Butantã disponibilizará a vacina ao Ministério da Saúde que, por sua vez, fará em todo Brasil a vacinação contra o coronavírus”, disse Doria.