domingo, 23 de agosto de 2026

Terremoto na Indonésia deixa pelo menos 47 mortos

Um forte terremoto de magnitude 7,7 na escala Richter atingiu a Costa Leste da Indonésia nas primeiras horas deste sábado, 15 de agosto, deixando pelo menos 47 mortos e provocando grande destruição. Segundo a Agência Nacional de Mitigação de Desastres (BNPB), o abalo sísmico principal e dezenas de tremores secundários provocaram o desabamento de construções, quedas de energia e deslizamentos de terra que bloqueiam estradas e dificultam o resgate de vítimas.

O epicentro foi registrado pela agência geofísica BMKG por volta das 4h58, a uma profundidade de 15 quilômetros. O abalo gerou ondas de tsunami com menos de um metro de altura em áreas costeiras, o que levou a um alerta de emergência suspenso cerca de três horas depois. No entanto, o pavor de novos tremores fez com que milhares de moradores abandonassem suas casas e buscassem abrigo em áreas mais altas ou no meio da rua, recusando-se a retornar aos imóveis.

As equipes de resgate enfrentam graves dificuldades de acesso. A região de Nagekeo, a mais próxima do centro do abalo, ficou isolada devido ao bloqueio de rotas terrestres por terra e pedras, além da interrupção nos serviços de telefonia móvel. Para tentar prestar socorro aos cerca de 2 mil moradores evacuados no local, as equipes de emergência tentam chegar à área por via marítima, utilizando balsas. Na cidade portuária de Maumere, na ilha de Flores, socorristas retiraram 20 corpos de escombros e continuam as buscas por desaparecidos sob estruturas parcialmente destruídas.

Levantamentos preliminares apontam que centenas de residências foram destruídas ou seriamente danificadas, além de danos em 87 escolas, 18 unidades de saúde, templos religiosos e prédios governamentais. A Indonésia está situada no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma região de alta atividade tectônica que registra terremotos e erupções vulcânicas com frequência.

Notícias relacionadas