quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Terras do Sol vira modelo para o Estado

O debate público promovido pelo ISDAS – Instituto de Sociedades em Desenvolvimento Auto Sustentado, através de seu vice-presidente, Adolfo Schmukler e Fundação Getúlio Vargas, na última segunda-feira, sobre as agências…

O debate público promovido pelo ISDAS – Instituto de Sociedades em Desenvolvimento Auto Sustentado, através de seu vice-presidente, Adolfo Schmukler e Fundação Getúlio Vargas, na última segunda-feira, sobre as agências de desenvolvimento regional sustentável, onde o projeto Terras do Sol foi o grande destaque, foi mais uma contribuição importante para a implantação da agência, através do consórcio intermunicipal que deverá envolver os 22 municípios da região.
A conclusão é do secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Nilton Marques, que falou como um dos palestrantes, representando o prefeito Humberto Parini, presidente do consórcio.
A criação da Agência Terras do Sol, administrada pelo consórcio, segundo Nilton, é importante para a região, pois é um modelo pioneiro, em termos de interior do Estado, como destacou o coordenador de desenvolvimento da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Flávio Musa de Freitas Guimarães. Flávio disse que o trabalho desenvolvido na região de Jales vai ser adotado pela secretaria como modelo padrão para outras regiões.
Embora sendo novidade no Brasil, as agências de desenvolvimento regional sustentável vêm sendo implantadas com grande sucesso em alguns países da Europa e nos Estados Unidos, onde esse tipo de organização já é realidade, como lembrou o ex-secretário da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC, José Carlos Paim, hoje diretor do ISDAS, que falou sobre ferramentas de desenvolvimento.
Nilton destacou o trabalho coordenado por Adolfo Schmukler lembrando que a região de Jales está vivendo um momento de decisão importante, com a aproximação da cana-de-açúcar que vem se expandindo cada vez mais. O problema é que a cana pode se tornar um fator de dificuldades para o tipo de estrutura fundiária existente na região, onde as pequenas propriedades são mantidas com a agricultura familiar. Se a região ceder à cana, muitas famílias terão que deixar o campo para morar na cidade, sem trabalho e sem atividades de geração de renda, provocando mais desemprego e aumentando os problemas sociais da área urbana.
Nilton afirmou que, com a agência, os produtores poderão desenvolver suas atividades com mais produtividade, de forma integrada e com parcerias, gerando mais renda e melhorando a qualidade de vida da população de todos os municípios envolvidos nesse trabalho.
Assim, a participação de Jales em eventos como este do ISDAS e FGV, é muito importante para a troca de experiências e de informações fornecidas por pessoas experientes em planejamento desse tipo de organização, voltadas para o desenvolvimento e interessadas em investir em projetos como este.
Esse interesse pela região, como explicou Nilton, é provocado pelo fato da agência que está sendo implantada estar voltada para atividades direcionadas para a produção, a educação, o desenvolvimento social, a inclusão digital e outros segmentos importantes para o crescimento regional.
Nilton lembrou que depois do primeiro contato com Adolfo Schmukler, que também é diretor do Capítulo Educação da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, no estande de Jales na 3a. São Paulo Exportação, no ano passado, o trabalho evoluiu e hoje já temos o consórcio e a agência sendo implantados oficialmente, cumprindo as etapas previamente estabelecidas, com a participação dos municípios que passam a se interessar pelo projeto na medida em que recebem informações sobre as ações programadas e seus objetivos.
É um trabalho de curto, médio e longo prazo, que começa ser concretizado com a organização das atividades de forma integrada, para que a região se desenvolva, com projetos econômicos e sociais importantes que permitam o crescimento de todos os envolvidos, com benefícios para toda a população, como afirmou o secretário.

Notícias relacionadas