Os moradores de Macaubal, distante cerca de 50 quilômetros de Votuporanga, ficaram assustados com um temporal que atingiu a cidade na tarde de domingo. Por volta das 15h45 o tempo fechou, deixou o céu coberto por uma intensa nuvem negra e depois de mais de 20 minutos de trovoadas, veio a chuva acompanhada por muito vento. Até mesmo granizo caiu, atingindo casas e estabelecimentos.
O dia de ontem foi de limpeza.
Nas ruas, o que se via era muitos galhos de árvores caídos. Nas casas, os moradores limpando e fazendo reparos, seja nas antenas que quebraram ou entortaram com a velocidade do vento ou até mesmo a colocação de telhas em alguns pontos que foram descobertos. Segundo os moradores José Carlos Tondato e Odivaldo Francisco da Silva, o temporal foi assustador.
“Eu nunca vi uma coisa assim antes. Em pouco tempo acabou com muitas casas e construção. Teve lugar na cidade que dá dó de ver como destruiu”, diz Silva. Tondato conta que em pouco menos de meia hora o vento e a chuva deixaram a cidade em pânico. “Foi vento, chuva e granizo. Só que a gente não esperava que isso ia acontecer, porque o sol estava forte, de repente fechou o tempo e começou a trovejar. Quando vi parece que ia acabar o mundo”.
Em razão do vento, o fornecimento de energia ficou interrompido por mais de 10 horas e só retornou por volta das 22h30 de domingo. A água também foi cortada, mas voltou mais cedo, às 22 horas. A aposentada Ana Francisca Teixeira, de 74 anos, disse que em toda sua vida nunca havia visto nada igual. “Foi uma coisa de louco. Eu estava sozinho em casa e ouvia o barulho do vento. Parecia que ia levar tudo o que encontrava pela frente”, comenta.
No quarteirão onde fica localizada a casa de Ana Francisca, muitas árvores caíram. Segundo ela, choveu tanto que quando o temporal passou, saiu no quintal e a água batia no joelho. A residência da aposentada ainda foi atingida por telhas que se deslocaram de uma construção e caíram sobre um cômodo.
“A sorte que não tinha ninguém na dispensa, porque com o temporal as telhas do vizinho voaram e caíram em cima da minha casa e quebraram o meu telhado”, completa.