Um temporal com vento forte derrubou a porta e destruiu a entrada de um supermercado em Balneário Arroio do Silva, no Sul catarinense, no final da tarde de sábado (4). A gestora do estabelecimento afirmou que não houve feridos. Há chance de mais chuva para a região neste domingo (5), segundo a Defesa Civil (veja mais informações abaixo).
A gestora Gabriele Salvetti afirmou que o temporal ocorreu por volta de 17h50 de sábado. No vídeo, é possível ver o momento em que o vento derruba as portas de vidro da entrada do supermercado e causa estragos em mercadorias e no teto. O estabelecimento fica no bairro Jardim Atlântico.
“O vento e a chuva duraram bastante tempo. Faltou energia, voltou de madrugada [deste domingo]”, afirmou Salvetti. Ela esclareceu que o temporal derrubou o toldo da frente do supermercado, que, com a força do vento, destruiu as portas de vidro da entrada.
“Foi só um susto, graças a Deus. Foi bem na entrada da loja. Naquele momento, não tinha ninguém embaixo do toldo”, disse a gestora.
Em relação aos prejuízos, ela relatou que os danos ocorreram na parte onde ficam os carrinhos. Houve estragos no teto, mas poucas mercadorias foram atingidas.
A gestora afirmou que não houve danos estruturais e que o supermercado continuou aberto após um mutirão de limpeza. O g1 não conseguiu contato com a Defesa Civil de Balneário Arroio do Silva.
Estragos no município
Além do supermercado, Balneário Arroio do Silva registrou outros estragos com o temporal, informou o prefeito, Evandro Scaini. Segundo ele, houve muitos danos na comunidade da Praia dos Golfinhos e Bairro da Área Verde.
Na Secretaria Municipal de Obras, a garagem caiu em cima dos veículos. A parede de um ginásio também foi derrubada. Houve também danos em escolas, conforme Scaini.
Na região da Zona Nova Sul, mais de 50 casas foram destelhadas. O prefeito disse que, na manhã deste domingo, equipes da prefeitura visitaram esses moradores para a entrega de lonas para cobrir os telhados danificados.
Risco de mais temporais
O ciclone extratropical que está no oceano segue influenciando o tempo em Santa Catarina e deve provocar chuva intensa e temporais, alertou a Defesa Civil. Há risco de enxurradas e deslizamentos.
A chuva deve começar na tarde deste domingo, intensificar-se no final da noite e seguir pela madrugada e manhã de segunda (6), segundo a Defesa Civil.
No sábado (4), o mau tempo já provocou estragos também no Norte catarinense. Houve destelhamento de casas, derrubada de árvores, rompimento de cabos de energia e um telhado inteiro de um posto de combustível chegou a ser arrancado.
Também houve estragos em outras cidades do Sul do estado (veja mais abaixo).
Temporais neste domingo e segunda
A previsão da Defesa Civil é que a chuva seja mais intensa no Sul, na Serra e na Grande Florianópolis, principalmente nas regiões mais altas. Nestes locais, o risco de danos é alto.
No Oeste, Vale do Itajaí, Norte e Litoral Norte, pode haver temporais com raios, rajadas de vento e queda de granizo. Nesses locais, podem ocorrer destelhamentos, queda de árvores e postes. O risco é moderado.
A Defesa Civil orienta os telefones de emergência: 199 para a própria Defesa Civil e 193 para o Corpo de Bombeiros.
Estragos no Sul
Além da região Norte catarinense, no sábado os temporais também já provocaram estragos no Sul. Houve quedas de árvores e destelhamentos, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar. Não houve feridos.