terça, 4 de agosto de 2026

Temporal com vento e granizo causa estragos e deixa desalojados no Rio Grande do Sul

Uma nova sequência de tempestades acompanhadas de granizo e ventos fortes voltou a atingir o Rio Grande do Sul a partir do último domingo. Segundo o levantamento mais recente divulgado pela Defesa Civil estadual, pelo menos seis municípios registraram estragos severos, resultando em 20 pessoas desalojadas na cidade de Cachoeira do Sul.

A força do mau tempo provocou queda de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e o destelhamento de centenas de residências. Além de Cachoeira do Sul, as cidades de Boa Vista do Cadeado, Cruz Alta, Dom Pedrito, Não-Me-Toque e Santo Antônio das Missões foram diretamente afetadas pelos temporais.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a instabilidade é impulsionada pelo deslocamento de uma frente fria pelo Oceano Atlântico. Esse fenômeno favoreceu a queda da pressão atmosférica e estimulou a formação de nuvens carregadas ao longo de uma faixa que se estende do Paraguai até o território gaúcho, trazendo chuvas intensas e volumes acumulados que podem ultrapassar os 100 milímetros em um único dia.

A previsão indica que as áreas de instabilidade devem avançar em direção ao norte nos próximos dias, alcançando os estados de Santa Catarina, Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul. Mesmo com o deslocamento da frente fria, o Rio Grande do Sul e a Região Sul como um todo continuam sob alerta para o risco de novos temporais, vendavais e queda de granizo.

Notícias relacionadas