A aproximação de uma frente-fria no interior de São Paulo trouxe tempestades, estragos e morte para nossa região. Em Pereira Barreto, uma pessoa morreu durante o vendaval e chuva que atingiu a cidade na tarde desta sexta-feira (25). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. Ainda não há detalhes sobre o óbito. Vários leitores enviaram fotos para o Whatsapp da Folha da Região mostrando estragos naquela cidade, como a cobertura de um posto de combustíveis, que desabou.
Um boletim sobre o perigo do temporal foi emitido pelo Centro de Operações da CPFL Paulista. Conforme o meteorologista José Carlos Figueiredo, da Unesp de Bauru, a massa de ar seco que dominou a região começou a perder força, dando espaço a nova frente fria. “Nesta sexta-feira (25), ocorre variação de nebulosidade com previsão de pancadas de chuva isoladas no estado de São Paulo, devido a instabilidades associadas a uma frente fria no sul do Brasil. As temperaturas continuarão elevadas. No sábado (26), a frente fria irá se deslocar pelo litoral paulista, causando muitas nuvens e chuvas isoladas sobre o estado de São Paulo, principalmente no início do dia. No domingo (27), o céu fica com nebulosidade variável e ocorrem pancadas de chuva isoladas”, afirmou em nota.
Apesar do fim de semana instável, com poucos episódios de chuva, o começo da próxima semana deve registrar precipitações na região. “Na segunda-feira (28) uma nova frente fria passa rapidamente pelo estado, deixando o tempo instável com chuvas e trovoadas isoladas. As temperaturas estarão em leve declínio”, completou Figueiredo.
CPFL
O boletim emitido pela CPFL Paulista indica que com os temporais, “há possibilidade de fatores externos, como raios, galhos, objetos e árvores, serem lançados pela força das rajadas de vento sobre a rede e interromperem o fornecimento de energia elétrica”. “Com objetivo de minimizar o impacto, as distribuidoras da CPFL Energia estão mobilizadas, e as suas equipes estão posicionadas em locais estratégicos para atender às possíveis ocorrências decorrentes do temporal”, diz a nota
Em caso de eventual falta de energia, a CPFL recomenda que o cliente entre em contato com a distribuidora assim que registrar o problema, por meio dos canais de atendimento. Além do telefone 0800 010 1010, o contato com a distribuidora pode ser realizado gratuitamente por mensagens via celular (SMS), aplicativos para smartphone e também e-mail paulista@cpfl.com.br.
Folha da Região