Consumidor
A partir de março, as ligações de telefone fixo serão cobradas por minutos, ao invés de pulsos.
De acordo com o novo sistema, determinado pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, as empresas deverão oferecer duas opções de planos para os clientes. O consumidor poderá escolher entre um pacote para quem faz ligações mais curtas e outro para quem utiliza o telefone para acessar a internet ou tem hábito de fazer ligações mais demoradas.
Nos dois casos, o valor da assinatura básica é o mesmo. Porém, as franquias e valores cobrados por minutos serão diferenciados. Quem optar pelo plano básico, terá direito a uma franquia de 200 minutos, com o valor médio entre nove e dez centavos por minuto, de acordo com a localidade.
A outra opção, chama de Plano Alternativo de Serviço de Oferta, terá franquia de 400 minutos. Neste caso, cada minuto deve custar entre 3 e 4 centavos. A determinação da Anatel atende a uma determinação antiga das associações de defesa do consumidor. Segundo as entidades, por ser variável, a cobrança por pulso gera dificuldades para o usuário conferir os valores nas contas. conferência dos valores.
O novo sistema de cobrança será instalado entre março e julho.