sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Técnicos e produtores visitam plantação de pinhão-manso

Durante a visita, a equipe recebeu informações importantes sobre a plantação de pinhão-manso para produção de biodiesel. Uma equipe composta por 35 pessoas entre técnicos e produtores rurais de Jales…

Durante a visita, a equipe recebeu informações importantes sobre a plantação de pinhão-manso para produção de biodiesel.

Uma equipe composta por 35 pessoas entre técnicos e produtores rurais de Jales e de municípios da região visitou uma plantação de pinhão-manso, da empresa Rural Biodiesel, localizada em Eldorado, no Mato Grosso do Sul.

A excursão técnica, organizada pela Prefeitura e CATI Regional, foi realizada no último dia 13 (segunda-feira) e percorreu cerca de 1.500 quilômetros.

O objetivo foi buscar informações sobre o manejo da cultura para poder orientar os trabalhos dos técnicos em relação à cultura, uma vez que serão necessários para solidificar o empreendimento da produção de biodiesel na região.
Informações importantes sobre poda, adubação, espaçamento e doenças foram obtidas para orientar os trabalhos para a implantação da cultura.

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Nilton Marques, informou que, diante disso, alguns pontos já foram definidos, entre eles a parceria com a UNESP de Ilha Solteira, visando desenvolver pesquisas com a cultura, cuja reunião para acertar os detalhes já está marcada para semana que vem.

Também ficou definido que serão instalados campos de observação em vários municípios, com o objetivo de ver o desenvolvimento da cultura nas nossas condições.

O Grupo de Trabalho Técnico, formado por técnicos das Casas da Agricultura, Prefeitura de Jales e CATI Regional, visa prioritariamente à inclusão dos produtores rurais familiares no projeto de exploração da cultura, mas buscando uma forma de agregação de valor à produção.

O incentivo para a cultura do pinhão-manso faz parte das ações que estão sendo implementadas através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Terras do Sol, presidido pelo prefeito de Jales, Humberto Parini e que tem, entre seus objetivos, a implantação de empresas de produção de biodiesel na região.

O coordenador geral do Projeto Terras do Sol, Adolfo Schmuckler, participou da excursão técnica que foi muito bem recebida pela prefeita de Eldorado, Mara Caseiro, que também é dentista, como o prefeito Parini.

Como presidente do consórcio, Parini destacou a importância da viagem para que, com o apoio técnico, os produtores possam se organizar, dando o respaldo necessário para o desenvolvimento do projeto, para que todos possam melhorar seus rendimentos, contando também com o envolvimento dos prefeitos da região.

Parini lembrou que a importância do projeto pode ser medida pelo apoio que o mesmo vem recebendo de várias instituições e que na região já conta com a participação da TV TEM e da Diocese de Jales que programou, para o próximo dia 31, um encontro com prefeitos e empresários para que os mesmos possam conhecer melhor os objetivos e a filosofia de trabalho que passa a ser desenvolvida, a partir de agora, em toda a área de abrangência da diocese.

Notícias relacionadas