sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Técnicos do IBGE visitam assentamento em Valentim Gentil

Por solicitação da Prefeitura de Valentim Gentil, técnicos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) visitaram, na tarde da última sexta-feira (11), a Associação João Carlos Meirellis, situada na…

Por solicitação da Prefeitura de Valentim Gentil, técnicos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) visitaram, na tarde da última sexta-feira (11), a Associação João Carlos Meirellis, situada na divisa de Valentim com Parisi. O assentamento possui 66 residências divididas em dois conjuntos, numa área de 140 alqueires. A intenção é que a localidade seja considerada pelo IBGE como área de ponderação do município, para ser trabalhada pelos recenseadores no Censo 2010.

Participaram da visita os técnicos da subárea de Votuporanga do IBGE, Victor Alexandre de Biagi e Thiago Aleixo Terra; o assessor de Comunicação Social, Júnior Medeiros; e o agente de Relações Públicas, Luís Expedito.

Durante o percurso, os agentes do governo municipal esclareceram dúvidas dos técnicos do IBGE com relação à delimitação geográfica do município. Também foi possível conversar com moradores do assentamento. O lavrador Edivaldo Costa afirmou que algumas famílias possuem residência fixa no local e que a tendência é que esse número aumente. “Tenho familiares de Votuporanga que estão se deslocando para cá”, conta.

Atualmente, os moradores são atendidos pelo transporte escolar público, já que a maioria das crianças frequenta a educação municipal de Valentim Gentil. A Prefeitura também instalou mais de dez mata-burros de ferro ao longo das vicinais que dão acesso ao assentamento. “O prefeito Adilson Segura tem interesse particular em que o IBGE tome conhecimento da nossa realidade, já que uma de suas metas de governo é destinar atenção especial às áreas menos favorecidas do município, como essa”, relata o agente de Relações Públicas, Luís Expedito, que solicitou aos técnicos do instituto que façam uma nova vistoria no local antes do período de realização do Censo.

Estimativa

Na última estimativa divulgada pelo IBGE, Valentim Gentil aparece com 10.082 habitantes. O número não é suficiente para majorar o índice da cidade na distribuição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Se mantido o quadro populacional, o prefeito Adilson Segura alega que o prejuízo aos cofres do município será de cerca de R$ 1,5 milhão no ano.

O departamento jurídico do Executivo informa que a Associação João Carlos Meirellis não foi incluída no Censo 2007. No último mês de agosto, a Prefeitura encaminhou pedido ao IBGE solicitando a revisão da população.

Notícias relacionadas