sábado, 9 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Técnicos avaliam danos causados por vazamento no lago Paranoá

O vazamento de um produto químico deixou uma mancha de aproximadamente um quilômetro de extensão no lago Paranoá, em Brasília, de acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente…

O vazamento de um produto químico deixou uma mancha de aproximadamente um quilômetro de extensão no lago Paranoá, em Brasília, de acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Técnicos do instituto e da Petrobras, que dispõe de equipamento apropriado para conter a mancha, trabalham no local, nesta sexta-feira.

O vazamento ocorreu na tarde de quinta (30), quando um produto derivado de petróleo –usado na obra de um hipermercado– escorreu e atingiu o lago por meio de bueiros. O produto, um impermeabilizante, era aplicado na área do futuro estacionamento.

O Ibama, que considerou o caso como crime ambiental, afirmou que o vazamento pode comprometer a água, vegetação e animais que vivem no local.

Segundo o instituto, a obra foi embargada por tempo indeterminado e, se for confirmada negligência por parte dos operários da empresa contratada para os serviços, poderá ser aplicada uma multa que pode variar de R$ 1,5 milhão a R$ 50 milhões.

Notícias relacionadas