Divulgar imagens que de alguma forma possam desvalorizar a figura outro segundo o entendimento da Justiça em Penápolis-SP, rendeu dois anos e 60 dias de detenção contra uma técnica de enfermagem, que em fevereiro de 2014 teria divulgados fotos de uma idosa de 97 anos em aplicativo de mensagens. Além da pena, a profissional deverá pagar multa e prestar serviços à comunidade durante 12 meses.
Segundo a queixa do promotor, Lysâneas Santos Maciel, a ré que era cuidadora em um asilo do município quebrou regras do Estatuto do Idoso.
“Violando os deveres inerentes a sua profissão, a denunciada filmou com seu aparelho de telefone celular o momento do banho da idosa vítima, ocasião em que ela não poderia sequer esboçar qualquer defesa, vez que estava despida, sentada em uma cadeira de banho e aguardando fosse secada e vestida pela ré”, informa o MP (Ministério Público).
O Juiz que assinou a sentença em 10 de julho também entendeu que as cenas gravadas e compartilhadas com uma colega de trabalho, retratam a torpeza quando na ocasião a técnica em saúde, “Se divertia às custas do sofrimento da idosa, que reclamava do frio e lhe pedia para desligar o ventilador”, finaliza o MP.
Parecer do magistrado de primeiro grau sobre a história poderá novamente ser discutido no TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo. Dinheiro da multa deverá ser creditado numa conta do Fundo Municipal do Idoso ou da Juventude.