sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Tarcísio decreta estado de emergência para dengue no Estado de SP

O governo de São Paulo decretou estado de emergência para dengue nesta terça-feira (5/3). A decisão foi tomada depois que o estado atingiu 311 casos confirmados da doença para cada…

O governo de São Paulo decretou estado de emergência para dengue nesta terça-feira (5/3). A decisão foi tomada depois que o estado atingiu 311 casos confirmados da doença para cada grupo de 100 mil habitantes, o que configura situação de epidemia.

O anúncio oficial foi feito ao final de reunião que aconteceu esta manhã na Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com o painel do monitoramento da Secretaria da Saúde, o estado de São Paulo fechou a segunda-feira (4/3) com 138.259 casos confirmados de dengue. Considerando a população de 44 milhões de habitantes (44.411.238, segundo o IBGE), a taxa de incidência da doença chegou a 311 casos para cada 100 mil habitantes.

Desde a semana passada, o crescimento de casos da doença em São Paulo já chamava a atenção. Na quinta-feira (29/2), 116 cidades estavam em situação epidêmica de dengue, segundo levantamento realizado pelo Metrópoles com base em dados da Secretaria Estadual da Saúde.

A situação foi se agravando no decorrer dos dias. Nesta terça-feira, o governo anunciou que o número de municípios paulistas que vivem uma epidemia de dengue chegou a 131.

O estado registrou mais quatro mortes por dengue nesta segunda-feira (4/3), de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde. Com isso, o total de vítimas em municípios paulistas chega a 31 em 2024. Outras 122 mortes são investigadas.

Situação na capital
A capital também está à beira de uma epidemia. A cidade atingiu 32.508 casos de dengue, segundo o painel de monitoramento de arboviroses da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Até o momento, a capital paulista registrou duas mortes pela doença e outras 28 estão em investigação.

O número de bairros que vivem uma epidemia na capital também cresceu. Até o dia 21 de fevereiro, seis distritos superavam a taxa de 300 casos por 100 mil habitantes, índice utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para indicar uma epidemia.

No dia 28 de fevereiro, no entanto, a incidência considerada epidêmica já era registrada em 15 distritos da cidade.

Notícias relacionadas