O governo de São Paulo anunciou no início da tarde desta segunda-feira (20/2) o decreto de luto oficial de três dias em homenagem às vítimas das chuvas no litoral do estado. Até o momento, foram identificados 36 mortos e 40 estão desaparecidos.
A determinação foi feita pelo governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos. O decreto de luto vale a partir de hoje, segundo publicação no Diário Oficial.
“Fica declarado luto oficial no Estado, por 3 (três) dias, em manifestação de profundo pesar pelas vítimas das fortes chuvas que atingiram os Municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba nas últimas horas”, afirma o decreto.
Há pouco, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu calamidade pública nos cinco municípios da região.
Visita de Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em São Paulo, na manhã desta segunda-feira (20/2), para se reunir com ministros de Estado e definir ações emergenciais direcionadas às cidades que sofrem com as chuvas desde sábado (18/2).
Lula aproveitava o feriado de Carnaval na Bahia desde sexta-feira (17/2), mas decidiu ir a São Paulo para averiguar de perto o estrago feito pelas chuvas.