sábado, 16 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Tarcísio autoriza estudos para privatizar Sabesp e Emae

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou que autorizou a elaboração de estudos de viabilidade da privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São…

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou que autorizou a elaboração de estudos de viabilidade da privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia).

A medida foi anunciada depois da 15ª Reunião Conjunta do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas e do Conselho Diretor de Desestatização, realizado na noite de 3ª feira (28.fev.2023).

Segundo o governador, as desestatizações só avançarão se trouxerem benefícios para a população paulista.

“Estou absolutamente convicto de que podemos ter um resultado muito bom. Nós não vamos fazer privatização para aumentar a conta do cidadão. Vamos fazer os estudos para termos a absoluta certeza de que vamos gerar muito investimento, que a água vai chegar onde não chega e que a tarifa vai cair. E, se tivermos essa certeza, vamos seguir em frente. Se chegarmos à conclusão do contrário, vamos dar o passo para trás”, disse Tarcísio.

Fundada em 1973 durante o mandato do ex-governador Laudo Natel, a Sabesp é uma empresa de economia mista e capital aberto. O governo paulista é sócio majoritário, com 50,3%. A empresa está listada na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) e na Nyse (Bolsa de Nova York) desde 2002.

A Sabesp diz ser responsável pelo fornecimento de água para mais de 28 milhões de pessoas. Além disso, 25 milhões são contempladas com a coleta de esgotos.

Entre as atribuições da empresa, estão a despoluição de rios no Estado, demanda antiga da população. Ao longo de 25 anos, os planos para limpar somente o rio Pinheiros nos governos do PSDB somaram R$ 28,5 bilhões até maio de 2021. O processo ainda não foi concluído.

No 1º pregão do ano, as ações da Sabesp na B3 recuaram 6,49%, com os papéis cotados a R$ 53,45. O próximo resultado trimestral está previsto para ser divulgado em 23 de março.

A Emae é uma sociedade anônima de capital aberto controlada pelo Estado de São Paulo. A empresa atua no setor de geração de energia hidrelétrica e na operação do Canal Pinheiros.

Notícias relacionadas