Frequentadores de um prédio comercial de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, foram surpreendidos por um “invasor” muito preguiçoso, na última quinta-feira (28/9). Um tamanduá-bandeira – considerado um dos maiores mamíferos do país e que está na lista dos animais em risco de extinção – foi flagrado tirando uma soneca nos corredores do edifício.
As imagens foram registradas pelo fotógrafo Ricardo Millani e rapidamente começaram a ser compartilhadas pelas redes sociais. Segundo a administração do local, o bichinho já apareceu ali antes e nunca atacou os ocupantes.
A Polícia Ambiental informou que na tarde de ontem não havia sido acionada para resgatar o animal.
Mamífero ameaçado
O tamanduá-bandeira está adaptado para viver em ambientes variados. Apesar de passar a maior parte do tempo no chão, ele tem habilidade para subir em árvores. Ele também pode caçar durante o dia ou a noite, dependendo da temperatura e da chuva.
A espécie é encontrada em campos limpos, cerrados e florestas. Apesar de ser mais comum em áreas de cerrado, usa ambientes de floresta para repouso e abrigo, durante as horas mais quentes do dia, e utiliza os campos limpos para se alimentar quando as temperaturas estão mais amenas.
Por sua versatilidade, o tamanduá-bandeira pode ser encontrado da América Central até a América do Sul. Originalmente, ocorria em todos os estados brasileiros, mas atualmente está em risco de extinção em todas as regiões do país e já foi extinto no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
A degradação e a redução dos habitats são apontadas como as principais causas da perda populacional da espécie, mas a caça, o atropelamento em estradas e os incêndios florestais também contribuem para colocar o tamanduá-bandeira na lista de espécies ameaçadas de extinção.
(Com informações da ONG WWF)