A capital do Afeganistão, Cabul, está sem luz depois que o Talibã “se esqueceu” de pagar as contas de gás e eletricidade, informaram relatos locais citados pela agência de notícias russa Sputnik.
O Afeganistão importa toda a sua eletricidade dos países vizinhos Uzbequistão, Tadjiquistão e Turcomenistão. No entanto, apenas um terço do país da Ásia Central tem acesso à eletricidade, de acordo com a agência estatal de energia Da Afghanistan Breshna Sherkat (DABS).
Informações sugerem que o Talibã assumiu o grupo de energia do Estado endividado assim que eles chegaram ao poder, em agosto, com a retirada das últimas forças americanas no país.
A milícia fundamentalista, entretanto, parece ter ignorado o dinheiro devido a fornecedores nos países vizinhos, levando empresas uzbeques a desligar a energia em vastas áreas do país desde quarta-feira (13/10). Aeroportos e outras instalações, como representações diplomáticas e prédios do governo, funcionam com geradores.
“A equipe técnica está trabalhando para resolver esse problema o mais rápido possível”, informou a aestatal afegã.
Estima-se que a DABS deva o equivalente a R$ 340 milhões em contas de eletricidade para os seus fornecedores, todos de ex-repúblicas soviéticas.