Uma igreja de 16 metros de altura feita de vidro e em forma de sapatinho de cristal foi construída em Taiwan, aparentemente para atrair mais mulheres.
A igreja fica na província litorânea de Chiayi e, com seu enorme formato de salto, parece ter sido perdida por uma Cinderela gigante em fuga.
O edifício foi feito com 320 painéis de vidro colorido azul e tem mais de dez metros de largura. O custo da construção: 23 milhões de novos dólares taiwaneses (cerca de R$ 2,7 milhões).
A igreja deve ser aberta ao público no dia 8 de fevereiro, a tempo do Ano Novo Chinês.
Imagens aéreas mostram que construção inclui um palco aberto, também em azul, com refletores.
Inspiração
A igreja em forma de sapatinho de cristal foi ideia do órgão local responsável pelo turismo.
Pan Tsuei-ping, gerente do órgão, disse à BBC que a igreja não será usada para missas de rotina, apenas sessões de fotos de casamento e as próprias cerimônias de casamento.
“Nosso plano é fazer um local feliz e romântico… Toda menina imagina como será quando se vestir de noiva”, afirmou.
O sapato-igreja foi criado para homenagear uma mulher da região – e sua história não tem nada a ver com o mito de Cinderela.
Na década de 1960, Wang era uma jovem pobre de 24 anos que morava na região, ficou doente e teve as duas pernas amputadas, o que levou ao cancelamento de seu casamento.
Ela continuou solteira e passou o resto da vida morando em uma igreja.
Críticas
A igreja do sapatinho de cristal não foi unanimidade nas redes sociais.
“Além de cópia , que tipo de padrão esta igreja tem?”, perguntou um taiuanês no fórum da web PTT.
“Por que desta vez as pessoas não falam (que a igreja) está objetificando as mulheres?”, disse uma outra usuária do fórum.
“O que as autoridades estavam pensando quando encomendaram esta construção horrível naquela área? Só é desrespeitoso”, disse um usuário da rede de microblog chinesa Weibo.
Outra usuária do Weibo, Jessie Chou, afirmou: “De qualquer modo eu uso chinelo…”.
No entanto, outras usuárias da rede defenderam a igreja do sapatinho de cristal.
“Se o sapato serve, porque não usar? Eu gosto, é mais bonita que a maioria das igrejas modernas”, disse Lao Fu Qing.
Outra usuária, da província de Shandong, afirmou: “A maioria das meninas adoram contos de fadas, é ótimo que as autoridades queiram se concentrar nas mulheres pelo menos uma vez.”