Termina no dia 23 o prazo para os municípios enviarem dados sobre a freqüência escolar dos alunos que recebem o Bolsa Família ao Ministério da Educação. De acordo com o MEC, três mil e 500 municípios ainda não prestaram a informação obrigatória. A freqüência escolar é pré-requisito para que crianças de baixa renda tenham acesso ao benefício. O Bolsa Família repassa mensalmente para as famílias 15 reais por criança, sendo que o limite é de três estudantes por família. O diretor de Avaliação e Informações Educacionais, Jorge Luiz Teles, teme que as prefeituras possam prejudicar os alunos, que podem ter o benefício suspenso.
Essa informação é fundamental para que a gente continue com o cronograma normal de pagamento do beneficio e acompanhamento do programa. Então, para que se cumpra todos trabalhos de informação dentro do prazo, nós contamos com o auxílio do beneficio.
Jorge Luiz Teles faz ainda um apelo às prefeituras para que colaborem com o êxito do programa.
O prazo para informação do acompanhamento e freqüência encerra no dia 23 de março. E nós pediríamos, por favor, aos municípios que colaborassem informando a freqüência de todos seus alunos. As suas redes e das redes estaduais que estão dentro do seu município.
O Bolsa Família já beneficiou mais de 15 milhões de estudantes carentes. A maioria vive abaixo da linha de pobreza.