sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Susie Mathias: diversidade musical brasileira

Susie Mathias vai mostrar neste sábado, dia 11 de outubro, o repertório do CD “Canção das moças” que registra as experiências de suas viagens pelo Brasil. O show começa às…

Susie Mathias vai mostrar neste sábado, dia 11 de outubro, o repertório do CD “Canção das moças” que registra as experiências de suas viagens pelo Brasil. O show começa às 20h, no Teatro Municipal “Merciol Viscardi” e a entrada é gratuita. Quem quiser contribuir com o Orfanato pode levar um quilo de alimento não perecível e participar da entrada solidária, promovida pela Diretoria Municipal de Cultura.

Um show com cor de terra, um repertório com o gosto e a força da raiz da cultura brasileira. Esse é o clima do show solo da cantora Susie Mathias, também integrante do grupo de música étnica Mawaca. Uma jornada por ritmos como o Carimbo, o Maxixe, o Côco, o Samba de roda e o Chorinho. Um emaranhado de sons que carregam emoção, cotidianos individuais e coletivos. Com um timbre vocal dramático, as melodias por Susie entoadas combinam tanto com os ritmos mais rústicos, quanto com os ritmos mais leves.

Ao escutar “Canção das moças”, o ouvinte é levado a uma espécie de meditação, com a diferença de ser embalada não por um trivial new age, mas pela expressiva percussão, seja de um pandeiro, de tumbadoras ou até do agogô. É um ritmo envolvente que leva a mente não para o céu ou para o espaço, mas para o interior das terras brasileiras, para o berço do povo do Brasil.

Além do Mawaca, Susie participou de um grupo de forró, baião, xote, entre outros ritmos, chamado Joanette deu no pé. Esse grupo era formado somente por mulheres e foi dirigido por André Abujamra, do Karnak. Foi quando conheceu o compositor Oswhaldo Rosa, na época letrista desse grupo. A partir de 2001, iniciou essa parceria musical que resultou no CD Canção das moças.

A apresentação musical faz parte do projeto Circuito Cultural Paulista, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Prefeitura, por meio da Diretoria Municipal de Cultural. Informações pelo telefone 3442-3797.

Notícias relacionadas