O senador Eduardo Suplicy (PT) manifestou nesta quarta-feira sua satisfação com a realização de debates entre os candidatos à presidência da República pelas emissoras de televisão.
Na opinião de Suplicy os debates, mais do que o horário eleitoral gratuito, deverão permitir que o povo brasileiro compare as idéias defendidas por Geraldo Alckmin (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), possibilitando assim uma melhor escolha pelos eleitores.
Ele acrescentou que, durante os confrontos, os dois candidatos poderão também esclarecer suas propostas para o crescimento econômico do país e para o aprimoramento dos programas de transferência de renda.
Para Suplicy, é importante que, nos debates, tanto Alckmin quanto o presidente Lula apresentem suas propostas em relação ao Programa Bolsa-Família e digam como irão aperfeiçoar o programa, se será simplesmente aumentando o valor do auxílio ou se esta melhoria se dará em outras direções.
O senador comentou também uma pesquisa realizada por Sônia Rocha, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, comprovando a maior freqüência escolar de famílias atendidas pelos programas sociais do governo federal. O estudo identificou também as maiores taxas de evasão escolar entre estudantes de 14 e 15 anos, que deixam a escola para trabalhar visando o aumento da renda familiar.
Reconhecendo o valor insuficiente das bolsas pagas a famílias com estudantes de 14 e 15 anos, Suplicy elogiou o ministério do Desenvolvimento Social pela criação de mecanismos para verificar a freqüência escolar das famílias beneficiárias do Programa Bolsa-Família.