Os próximos dias devem ser marcados por cenários extremos pelo Brasil, com tempo seco no Sudeste e Centro-Oeste e de muitas pancadas de chuva no Nordeste e no Sul do país.
Em São Paulo, não há previsão de chuva entre segunda (27) e sexta-feira (1). Os termômetros devem esquentar ao longo da semana, começando com mínima de 13°C e máxima de 20°C, com sol entre nuvens, e chegando a mínima de 16°C e máxima de 26°C na véspera do final de semana.
A previsão é semelhante para as outras capitais do Sudeste, sem qualquer previsão de chuva para Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória nos próximos cinco dias.
O Centro-Oeste também deve sofrer com a falta de umidade, acompanhada de um calor ainda mais intenso, com máximas acima dos 30°C, enquanto no Norte do Brasil, Amazonas e Pará tem dias com mais de 90% de chance de chuva.
Já Rio Branco e Palmas acompanham a tendência de falta de chuva no início do inverno – mas com temperaturas que chegam aos 33°C.
Chuva persiste no Sul
Rio Grande do Sul e Santa Catarina vêm sendo palco de temporais nos últimos dias, com diversas regiões acumulando mais de 100 mm de precipitação desde terça (21), quando começou o inverno.
Essa tendência deve continuar principalmente em território gaúcho, segundo o Climatempo, com pancadas de chuva ao longo da semana – acompanhadas de um aumento nas temperaturas. Porto Alegre, que teve mínimas abaixo dos 10°C no final de semana, deve ter máximas acima dos 20°C em todos os dias, apesar da previsão de madrugadas frias.
Nordeste com calor e pancadas de chuva
A costa nordestina, que ficou em alerta na última semana para a formação de nuvens carregadas, continua com previsão de muita chuva para os próximos dias, acompanhada de um forte calor na região. Capitais como Natal e João Pessoa devem ter termômetros próximos aos 30°C, enquanto Recife e Salvador terão dias mais amenos, com máximas de 25°C.