Uma sucuri-verde (Eunectes murinus) grávida morreu após ser atropelada em Porto dos Gaúchos, a 644 km de Cuiabá, na MT-338, nesta segunda-feira (6). O animal expeliu cerca de 40 filhotes ao ser atropelado. Um vídeo gravado pelo pescador e youtuber Ederson Negri Antonioli mostra a cobra morta no meio da estrada ao lado de dezenas de filhotes, que também não sobreviveram. A sucuri tinha aproximadamente 5 metros de comprimento.
O biólogo Henrique Abrahão Charles explicou que o sistema reprodutivo da sucuri-verde é vivíparo, ou seja, ela desenvolve os filhotes dentro do corpo, em vez de botar ovos. Segundo ele, a cobra do vídeo estava prestes a dar à luz e, mesmo com a grande quantidade de filhotes, apenas cerca de 5% dos filhotes sobrevivem até a idade adulta.
“Se eles tivessem um pouco mais de tempo, eles poderiam ter sobrevivido. Mesmo ela tendo morrido, eles poderiam ter saído vivos. Com muita sorte, um ou outro poderia sobreviver, mas seria uma chance muito pequena”, explicou o biólogo ao g1.