Para quem está interessado em um estilo de vida saudável, as opções de alimentação estão cada vez mais variadas.
Entre as novidades do mercado, os sucos prensados a frio têm se destacado. Com a tecnologia da chamada “prensa hidráulica”, frutas e vegetais são processados de forma mais lenta e sem aquecimento, o que diminui as chances de oxidação dos alimentos escolhidos para o suco. O modo de preparo, então, retêm a maioria dos nutrientes (95%) que seriam perdidos em aparelhos como liquidificador ou centrífuga.
“A partir do momento em que uma fruta ou legume é cortado com uma faca e fica em contato com a luz e o ar, oxida, o que resulta na perda de seus nutrientes”, explica Andrea Godoy, uma das sócias da Detox Market, empresa que comercializa esses sucos. Outra vantagem enfatizada por ela é que essas matérias-primas transformadas em sucos mantêm-se frescas e podem ser consumidas em até 72 horas após o preparo.
Ela explica ainda que o consumo diário do suco prensado a frio garante mais nutrientes, além de ser muito indicado para uma dieta detox. “Os sucos são frescos, saudáveis, promovem a desintoxicação e a nutrição celular. E o emagrecimento é a consequência desta limpeza no organismo. No entanto, se beber todos os dias, mas não modificar o cardápio incluindo alimentos saudáveis, não trará o mesmo efeito da dieta líquida”.
A empresária, que têm estudado cada vez mais a fundo os benefícios do suco prensado, comenta que foi buscar a tecnologia de preparo nos Estados Unidos, onde há alguns anos esses sucos viraram febre. “Têm em todas as esquinas de Hollywood (distrito de Los Angeles, na Califórnia). As atrizes de lá se alimentam basicamente disso porque, como não oxida a célula, já que são alimentos naturais, essas bebidas prensadas a frio promovem o rejuvenescimento. Além disso, por lá, há uma cultura muito forte de comida crua”, comenta Andrea, que mantém a empresa em parceria com a irmã e produz os sucos com orientação de uma bioquímica e de um chef de cozinha.