Não deu para igualar o 8 a 0 contra o La Coruña, mas o Barcelona fez mais do que o suficiente para se manter por mais uma rodada na liderança do emocionante Campeonato Espanhol, disputada ponto a ponto por três rivais.
Neste sábado, a equipe catalã recebeu o Sporting Gijón, antepenúltimo colocado, e goleou por 6 a 0, em partida válida pela 35ª rodada da Liga.
O nome do jogo, mais uma vez, foi o uruguaio Luis Suárez, que havia anotado quatro vezes contra o La Coruña. Desta vez, ele repetiu a marca, fez mais quatro e comandou o massacre no Camp Nou.
Com isso, o centroavante chegou a 34 gols e superou os 31 de Cristiano Ronaldo, assumindo a artilharia isolada do Campeonato Espanhol.
Além disso, o matador bateu um recorde: pela primeira vez na história do Espanhol um jogador fez o chamado poker (quatro gols no jogo) em duas partidas seguidas do torneio.
Os quatro tentos do uruguaio saíram com boa ajuda dos pênaltis: foram três ao todo para o Barcelona na partida, dois convertidos por Suárez e outro por Neymar.
Com isso, o time blaugrana tornou-se a equipe mais agraciada com pênaltis em uma única temporada de La Liga: foram 19 ao todo, superando os 16 do Betis na temporada 1986/87.
O outro gol da partida foi marcado por Messi, em jogada confusa ainda no primeiro tempo. Com a bola rolando, Suárez ainda fez mais dois.
Com o resultado, o Barça vai a 82 pontos e reassume a liderança da liga, que havia sido perdida por algumas horas após as vitórias de Real Madrid (sobre o Rayo Vallecano) e Atlético de Madri (em cima do Málaga). Os catalães estão empatados em pontos com os colchoneros, mas levam vantagem nos critérios de desempate.
O Sporting, por sua vez, segue com 32 pontos, na 18ª colocação, dentro da zona do rebaixamento e à frente apenas do lanterna Levante e do Getafe.
Na próxima rodada, o Barça visita o Betis, em Sevilha, no sábado, às 15h30 (horário de Brasília). Um dia antes, no mesmo horário, o Gijón segue sua luta para escapar da degola contra o Eibar.