sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Sua cidade precisa de você

Uma importante revista semanal de informação está nas bancas de todo o país com essa manchete. A edição da revista abordou aspectos de urbanismo para tornar as cidades melhores e…

Uma importante revista semanal de informação está nas bancas de todo o país com essa manchete. A edição da revista abordou aspectos de urbanismo para tornar as cidades melhores e mostra o que fazer para melhorar educação, transporte, saúde, segurança e lazer do local onde vivemos.

Aproveitando o momento propício, vou aprofundar o assunto e acrescentar um ponto deixado de lado e que talvez seja o mais importante de todos: o voto consciente.

No geral, o cidadão não valoriza o seu voto. Muitos, aliás, nem se lembram em quem votaram para vereador ou deputado, por exemplo, o que é um absurdo, pois o trabalho de um vereador ou de um deputado é tão importante quanto o trabalho de um prefeito ou governador.

A grande maioria também não exige nem valoriza conduta ética e transparente dos políticos candidatos, tampouco cobra sua atuação parlamentar depois de eleitos, exceto quando é para pedir “um empreguinho aqui” ou “um caminhão de terra” ali e assim por diante. É uma pena que seja assim.

Infelizmente, não somos educados para o exercício da cidadania, não somos conscientizados sobre a importância do voto e sobre a participação política. O que mais se ouve é que “político é tudo ladrão”, quando sabemos que isso não é verdade.

Gente boa e gente ruim existe em tudo quanto é lugar e profissão.
Quando nos calamos, acabamos contribuindo para que os maus políticos se fortaleçam e dominem o cenário. Martin Luther King disse, alguns anos atrás, que “o que mais preocupa é o silêncio dos bons” e passados mais de trinta anos, essa máxima ainda continua valendo.

Por uma questão de princípios, ou talvez por medo de se envolver com gente má intencionada, geralmente as pessoas de boa índole acabam se afastando da política partidária e com isso vão abrindo espaço para oportunistas e aproveitadores.

Precisamos mudar nossos conceitos e compreender que o voto é uma das armas mais importantes para ajudar na transformação do lugar em que vivemos.
Candidatos com passado limpo e campanhas propositivas devem ser priorizados. Estamos cansados de ver e ouvir exemplos de cidades que ficaram praticamente destruídas após a escolha de um mau governante.

Por isso o voto deve ser consciente, sem troca de favores. Nossas escolhas de hoje decidirão não só a eleição, mas o futuro da nossa cidade. Pensemos nisso!

Notícias relacionadas