O Spotify vai adotar medidas para combater a desinformação sobre a covid-19, anunciou a plataforma em comunicado neste domingo (30.jan.2022). O serviço incluirá links em todos os podcasts que mencionarem a covid, direcionando seus usuários para informações cientificamente verificadas.
A iniciativa acontece em meio a um movimento de boicote contra a plataforma por causa do podcaster Joe Rogan. O programa de Rogan é acusado de propagar teorias da conspiração e fake news.
O cantor Neil Young exigiu que o Spotify retirasse suas músicas caso Joe continuasse na plataforma.
Rogan desaconselhou a vacinação em jovens e promoveu o uso não autorizado da ivermectina, um medicamento antiparasitário, para tratar o coronavírus.
Apesar de não retirar o programa acusado de promover desinformação, o presidente e fundador da marca, Daniel Ek, disse ter ouvido o apelo dos usuários e da comunidade científica.
“Com base no feedback das últimas semanas, ficou claro para mim que temos a obrigação de fazer mais para fornecer equilíbrio e acesso a informações amplamente aceitas das comunidades médicas e científicas que nos orientam nesse período sem precedentes”, disse Ek.
“Continuaremos a fazer parceria com especialistas e a investir fortemente na funcionalidade da nossa plataforma para o benefício de criadores e ouvintes. Isso não significa que sempre acertamos, mas temos o compromisso de aprender, crescer e evoluir”, completou.